Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Alerta: Crianças no meio digital!

Publicado por Calza Neto
há 4 anos

No ano em que o Dia da Internet Segura tem por foco as crianças, devemos trazer para dentro de nossas casas e escolas a discussão sobre esse importantíssimo tema que é o comportamento na internet.Atualmente , mais de 70% da população brasileira passa quase o dia todo conectado. A internet passou de fonte de informação para um ambiente de interação social com familiares, amigos, parentes, clientes, professores, alunos e, muitas vezes, desconhecidos.

Alguns estudos apontam que mais de 50% dos pais brasileiros não se preocupam com o uso que seus filhos fazem da internet. Se adultos são presas fáceis em ambientes virtuais, crianças na ingenuidade que lhes é peculiar, muito mais.

Dessa forma, cabe aos pais e aos educadores a formação dessas crianças, de forma simples e didática, para que se interem e reconheçam os riscos que existem no ambiente virtual, além de compreenderem as consequências dos atos praticados na internet.

A seguir, listamos os principais temas para abordar com os pequenos:A) Os perigos de se conectar e manter contato com estranhos e com perfis falsos;

B) O cuidado em não fornecer informações sobre rotinas pessoais ou da família, seja através de fotos ou registros escritos. Nomes de escolas, clubes e outros ambientes sociais, não devem ser identificados;

C) Entender o que são fakenews para não propagar conteúdos que não correspondam à verdade;

D) Identificar autores de fotos, textos e imagens no que for compartilhado, respeitando assim, direitos autorais;

E) Tomar ciência que atos praticados na internet também sofrem consequências civis e criminais;

F) Respeito ao ser humano em suas individualidades;

G) Não usar xingamentos, ofensas ou julgamentos;

H) Ter a ciência de que os registros, fotos e mensagens na internet serão eternos e poderão influenciar a vida profissional e pessoal no futuro;

I) Falar sobre Cyberbullying, tanto do ponto de vista de que quem sofre quanto do ponto de quem o pratica;

J) O risco de golpes e uso de cartões e senhas;

K) Pornografia em qualquer instância e suas consequências pessoais e legais.

É de fundamental importância que nossas crianças tenham educação digital para que o uso das tecnologias seja responsável e consciente, preservando-as e poupando-as de perigos e situações desfavoráveis. Educando a infância, garantimos uma sociedade mais responsável e de convivência pacífica no futuro.

  • Publicações26
  • Seguidores20
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações70
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/alerta-criancas-no-meio-digital/810764448

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)